RSS

Mousse de Chocolate com Suspiros

Mousse de Chocolate com SuspirosA mousse de chocolate com suspiros é uma receita que tem muito sentimento para mim. A história que vou contar é triste, mas ao mesmo tempo serve para tirar várias conclusões.

Há três anos, uma amiga minha foi ao médico e detetaram-lhe cancro. Infelizmente, não era um único cancro, numa única zona. O cancro dela espalhava-se por todo o corpo e, numa semana podia estar num lugar e na outra seguinte tinha mudado.

Jamais me esquecerei dela. Ela tinha uma força de viver incrível, mesmo após os médicos lhe terem dado uma esperança de vida de 6 meses.

Todos os dias, ela lutava contra o maldito cancro, frequentando a quimioterapia que lhe originou a queda do cabelo. Mas, ela não se importou com isso e deu a volta por cima, colocando uma peruca.

Certo dia, entrei em casa dela e estava um cheirinho maravilhoso. Com poucas forças, ela tinha feito mousse de chocolate com suspiros. Nunca tinha comido nada tão maravilhoso. Pedi-lhe a receita, mas malandra não me quis dar no momento. “Quando chegar a altura certa eu dou-te e após eu morrer continua a fazê-la para ti e para a minha filha, promete!”, disse-me ela. “Prometo e ainda vais viver muitos anos”, respondi-lhe eu.

A partir desse dia, sempre que ia a casa dela tinha a fantástica mousse de chocolate com suspiros. A sua situação estava cada vez mais debilitada, até que um dia foi para o hospital, ficando internada. Temia o pior! Na verdade, passado uma semana ela acabou por deixar a filha e todos os seus amigos. “Não me deu a receita”, pensava eu triste.

Dois dias depois, após a sua filha observar a carteira dela, lá estava um bonito papel com o meu nome e a receita de mousse de chocolate com suspiros. As lágrimas caíram-me e, hoje em dia, em homenagem faço frequentemente este fantástico doce.

Utensílios

  • Colher de pau
  • 2 Tigelas
  • 1 Taça
  • 1 Folha de papel Vegetal

Ingredientes

  • 200g de chocolate em barra
  • 150g de açúcar
  • 6 ovos
  • 2 colheres de sopa de batida de coco
  • 3 colheres de sopa de açúcar em pó
  • 2 claras

Modo de preparação

  1. Começa por derreter o chocolate em banho-maria;
  2. Retire do lume, mexa bem e deixe arrefecer durante 10 minutos;
  3. Bata as claras com o açúcar até perfazerem um castelo;
  4. Bata também as gemas e acrescente a batida de coco e o chocolate derretido;
  5. Misture muito bem e adicione as claras em castelo;
  6. Coloque esta mistura numa tigela e leve ao frigorífico durante 30 minutos para solidificar;
  7. Noutra tigela, bata as claras com o açúcar em pó;
  8. Coloque-as num saco de pasteleiros;
  9. Numa folha de papel vegetal untada com manteiga, coloque este preparado em pequenos montinhos;
  10. Leve ao forno durante 10 minutos;
  11. Decore a mousse com os suspiros.

Artigos relacionados:


Deixe um comentário